terça-feira, 27 de novembro de 2007

u2

U2 é uma banda irlandesa de rock, composta por Bono (Paul David Hewson) como vocalista e guitarrista; The Edge (David Howell Evans) na guitarra, piano, voz e baixo; Adam Clayton no baixo e guitarra; Larry Mullen Jr. na bateria.
Os U2 são uma das mais populares bandas de rock do mundo desde a década de 80. Os seus concertos são únicos e um verdadeiro festival de efeitos especiais. São uma das bandas que mais arrecadam anualmente.
Além da empreitada musical, eles são também conhecidos pela sua participação activa em causas políticas e de defesa dos direitos humanos, em especial o líder da banda, Bono Vox (ou Bono, como ele gosta de ser chamado). Bono tem participado activamente em várias campanhas e apelado a líderes do mundo todo afim de obter apoio na sua luta contra a fome e a miséria, sobretudo nos países mais pobres. Essa "obsessão" de Bono quase levou os U2 ao fim em tempos passados, por incomodar o resto dos membros do grupo, porém isso foi revertido e ele conta actualmente com o apoio destes na sua causa.
Formaram o grupo ainda na escola, em Dublin, com a designação de Feedback. Ainda mudaram para The Hype, antes de se fixarem definitivamente em U2, em 1978.
Na Irlanda os seus concertos cedo conquistaram grande número de seguidores, para o que contribuiu o LP U2:3, que incluiu o tema "Out Of Control".
Em 1980, editaram o primeiro single no Reino Unido, "11 O'clock Tick Tock", pela editora Island Records.
Os três primeiros álbuns confirmaram-nos como um grupo social e politicamente motivado: Boy (1980), que incluiu o single "I Will Follow"; October (1981), com o êxito "Gloria"; e War (1983), número um nas tabelas de vendas britânicas, incluindo "New Year's Day", "Two Hearts Beat As One" e o mítico "Sunday Bloody Sunday".
Em Agosto de 1982, ainda relativamente desconhecidos, actuaram no Festival de Vilar de Mouros em Portugal.
Em finais de 1983, surgiu Under a Blood Red Sky, registro do concerto no Red Rocks Amphitheater, no Colorado (EUA), que documentou toda a força do grupo em palco, personificada na presença e voz de Bono.
O álbum The Unforgettable Fire (1984) marcou o início da colaboração de Brian Eno e Daniel Lanois, que é visível na evolução da sonoridade do grupo. Incluiu temas como "Bad", "The Unforgettable Fire" e aquele que, a par de "Sunday Bloody Sunday", foi considerado um dos hinos dos U2: "Pride (In The Name of Love)" - canção que evoca a figura de Martin Luther King.
Os dois álbuns que encerraram a década de 80 foram decisivos para o crescimento do grupo a nível mundial: The Joshua Tree (1987) - número um em 22 países -, que incluiu os êxitos "I Still Haven't Found What I'm Looking For", "With Or Without You" e "Where The Streets Have No Name"; e Rattle And Hum (1988), um álbum duplo de temas ao vivo, sessões de estúdio e temas inéditos, como "Desire", "Angel Of Harlem" e "All I Want Is You". Em "When Love Comes To Town" contaram com a participação de B. B. King. O filme "U2: Ratlle And Hum" pôde ser visto em DVD, editado em 1999 Os anos 90 marcaram a transformação do grupo, tanto a nível de sonoridade, como estético, através de Achtung Baby (1991). Fenômeno de vendas em todo o mundo, incluiu temas como "The Fly", "One", "Mysterious Ways", "Even Better Than The Real Thing", "Who's Gonna Ride Your Wild Horses" e "Until The End Of The World", que fez parte da trilha sonora do filme de Wim Wenders com o mesmo nome.
A ambiciosa turnê Zoo TV foi inovadora ao nível do aparato cênico e recursos multimedia utilizados - uma gravação de Lou Reed projetada num ecrã gigante, permitiu o dueto com Bono em "Satellite Of Love". Portugal recebeu-os em Maio de 1993 no Estádio de José de Alvalade, em Lisboa. Durante a turnê, acabaram as gravações de Zooropa (1993), um álbum sem o sucesso do seu antecessor, mas que produziu êxitos como "Numb", "Lemon" e "Stay (Faraway, So Close!)". A turnê Zooropa mostrou Bono com uma roupa dourada, face branca e chifres de diabo, encarnando a personagem "Mister McPhisto, The Last Rock Star".
Em 1995 gravaram "Hold Me, Thrill Me, Kiss Me, Kill Me" para a banda sonora de Batman Forever.
Precedido do single "Discothèque", cujo vídeo mostrou o grupo vestido à "Village People", surgiu, em 1997, o seu nono álbum: POP. Este trabalho incluiu os êxitos "Staring At The Sun", "If God Will Send His Angels" e "Please". A turnê PopMart, uma gigantesca produção que se estendeu por todo o mundo, contemplou Portugal num concerto realizado no Estádio de José de Alvalade 11 de Setembro de 1997.
Em 1998 surgiu The Best Of 1980-1990, a primeira compilação de singles e lados B do grupo contemplando a primeira década de sucessos. Desta coletânea destacou-se o tema "Sweetest Thing". Em Outubro de 2000 foi lançado em Portugal o álbum All That You Can't Leave Behind, considerado uma das obras primas do grupo, com sucessos como "Beautiful Day", "Elevation", "Stuck In A Moment You Can't Get Out Of" e "Walk On".
O envolvimento em causas humanitárias constituiu sempre pedra de toque na postura do grupo. Em 1985, tocaram no concerto de Londres Live Aid, destinado à angariação de fundos para a população desfavorecida da Etiópia. Em 1986 lideraram a turnê americana, Conspiracy Of Hope, da Amnestia Internacional. Participaram ainda no tema anti-apartheid "Sun City" de Little Steven. Em 1992 deram um concerto a favor da organização ecológica Greenpeace e juntaram-se-lhe no protesto contra uma central nuclear.
A história dos U2 passou também por colaborações com outros nomes da música mundial. O projecto Passengers, banda sonora para filmes imaginários, juntou-os a Luciano Pavarotti no tema "Miss Sarajevo", uma homenagem ao povo da Bósnia. Bono cantou com Frank Sinatra numa versão de "I've Got You Under My Skin" (1993). Bob Dylan, Keith Richards, Johnny Cash e Roy Orbison, entre outros, também gravaram com o grupo.
Participaram no tributo a Cole Porter, Red Hot + Blue com uma versão do tema "Night And Day". Larry e Adam deram nova roupagem ao tema Mission: Impossible (1996) para servir a versão cinematográfica da série. Bono e The Edge compuseram "Golden Eye" para Tina Turner, tema principal da banda sonora de mais uma aventura de James Bond.
O grupo nunca deixou a cidade que o viu nascer e manteve sempre a mesma formação ao longo de uma carreira de mais de vinte anos.
vídeos e letras traduzidas
"Beautiful Day"
Beautiful Day - Lindo Dia
O coração é uma flor que brota no chão rochoso
Mas não há nenhum quarto, nenhum lugar para alugar nesta cidade
Você está sem sorte e o motivo que você tinha para se preocupar
O trânsito engarrafou e você não está indo a lugar algum
Você achou que havia encontrado um amigo para lhe tirar deste lugar
Alguém a quem você pudesse dar uma força em troca de misericórdia
É um lindo dia
O céu desaba e você acha que é um lindo dia
Não deixe ele escapar
Você está na estrada mas não tem destino
Você está na lama, no labirinto da imaginação dela
Você ama esta cidade, mesmo que isso não soe verdadeiro
Você conhece ela inteira, e ela conhece você por inteiro
É um lindo dia
Não deixe ele escapar
É um lindo dia
Toque-me, leve-me para aquele outro lugar
Ensine-me, eu sei que não sou um caso perdido
Veja o mundo em verde e azul
Veja a China bem na sua frente
Veja os canyons rasgados por nuvens
Veja o cardume de atum limpando o mar
Veja as fogueiras beduinas à noite
Veja os campos de petróleo à primeira luz e,Veja o pássaro com um ramo no bico
Depois da enchente todas cores apareceram.
Era um lindo dia
Não deixe ele escapar
Lindo diaToque-me, leve-me para aquele outro lugar
Alcançe-me, eu sei que não sou um caso perdido
O que você não tem, você não precisa agora
O que você não sabe você pode sentir de alguma forma
O que você não tem você não precisa agora
Você não precisa agoraFoi um lindo dia...
"New Year's Day"
New Year`s Day - Dia de Ano Novo
Tudo está quieto no Dia de Ano Novo,um mundo em branco está em andamento,e eu quero estar com você,estar com você noite e dia,
nada muda no Dia de Ano Novo, no Dia de Ano Novo,
Eu estarei com você de novo,
Eu estarei com você de novo.
Sob um céu vermelho-sangue,uma multidão se agrupou em preto e branco,braços entrelaçados entre os poucos escolhidos,os jornais dizem, ele diz,diz que é verdade, diz que é verdade e nós podemos romper,partido em dois podemos ser um só,
Eu começarei de novo,
Eu começarei de novo.
Oh! e talvez a hora está certa,Oh! talvez essa noite,
Eu estarei com você de novo,
Eu estarei com você de novo.
E então nós fomos mencionados nessa era dourada,e ouro é a razão para as guerras que nós combatemos, ainda que eu queira estar com você, estar com você noite e dia, nada muda no Dia de Ano Novo.
"Vertigo"
Vertigo - Vertigem
Um, dois, três, catorze
Aumente o volume, capitão !
As luzes se apagam, está escuro
A selva é a sua cabeçaN
ão pode mandar no seu coração
Um sentimento é muito mais forte que
Um pensamento
Seus olhos estão abertos
E mesmo que sua alma
Não possa ser comprada
A sua mente pode perder-se
Olá, Olá
Eu estou num lugar chamado vertigem
É tudo que eu desejava não saber
A não ser que você me dê algo que eu possa sentir, sentir
A noite é cheia de buracos
Como balas furam o céu
De tinta com ouro
Elas cintilam como os garotos tocando rock n’roll
Eles sabem que não podem dançar
Pelo menos eles sabem
Eu não posso suportar as batidas
Estou pedindo o cheque
A garota com unhas carmim
Tem Jesus em volta do pescoço
Balançando com a música
Balançando com a música Olá, Olá
Eu estou num lugar chamado vertigem
É tudo que eu desejava não saber
Mas você me dá algo que eu posso sentir, sentir
Xeque-mate
Horas de diversão
Tudo isso, tudo isso pode ser seu
Tudo isso, tudo isso pode ser seu
Tudo isso, tudo isso pode ser seu
Só me dê o que eu quero e ninguém se machuca Olá, olá
Nós estamos num lugar chamado Vertigem
As luzes se apagam e tudo que sei
É que você me deu alguma coisa
Eu posso sentir seu amor me ensinando como
Seu amor está me ensinando como, como me ajoelhar Yeah, yeah, yeah, yeah, yeah...Yeah, yeah, yeah, yeah, yeah!

Nenhum comentário: