terça-feira, 25 de setembro de 2007

LED ZEPPELIN

A história

Originalmente a banda foi formada pelo guitarrista Jimmy Page e pelo baixista Chris Dreja em Julho de 1968 com o nome de "The New Yardbirds" de modo a conseguirem cumprir um contrato feito para a realização de concertos na Escandinávia, assinado antes do último concerto dos Yardbirds. Terry Reid recusou a oferta de Page para ser o vocalista, mas sugeriu Robert Plant[1], conhecido pelo seu trabalho no grupo "The Band of Joy". Junto com ele veio o baterista John Bonham. John Paul Jones, estimulado pela esposa, procurou Jimmy Page, a quem conhecia por terem atuado juntos como músicos de estúdio, e se ofereceu para tocar baixo na nova banda. Oferta aceita, estava formado o quarteto que viria a se transformar na maior banda de Rock and Roll dos anos 70
Após alguns concertos como "The New Yardbirds", a banda mudou o nome para Led Zeppelin. Esse nome surgiu depois que Keith Moon e John Entwistle comentaram que um "supergrupo" contendo eles dois, Jimmy Page e Jeff Beck (que era a idéia original de Page) cairia como um "balão de chumbo" (do inglês "lead zeppelin"). A palavra "lead" é propositadamente mal escrita para que a pronúncia do inglês britânico seja preservada.
O auge
As várias tendências musicais do grupo foram fundidas no seu quarto álbum sem título, que é usualmente chamado de "Zoso", "Four Symbols" ou simplesmente "Led Zeppelin IV". (para além do álbum não ter nome, o nome da banda também não aparecia na capa do álbum). O álbum incluía temas de Heavy Metal como, "Black Dog", o misticismo folk de "The Battle Of Evermore" (cuja letra foi inspirada em parte da obra "O Senhor Dos Anéis"), e a combinação dos dois estilos em "Stairway to Heaven", um êxito maciço nas rádios, aclamada por muitos como sendo o maior clássico de sempre do rock. O álbum contém ainda uma das suas melhores composições de blues, "When The Levee Breaks" de Memphis Minnie.
OS ÚLTIMOS ANOS
Em 1976 a banda fez um intervalo nas digressões e começou a filmar segmentos de fantasistas para o ainda não editado filme de concerto. Durante este intervalo Robert Plant partiu um tornozelo num acidente de carro; impedidos por isso, de fazerem concertos, a banda entrou em estúdio para gravar o seu sétimo álbum Presence. O álbum conquista disco de platina antes de chegar às lojas (só por encomendas), algo inédito para a época, e marcou mais uma viragem no som da banda que abandonou os arranjos complexos dos álbuns anteriores. Mas o pior para Plant estaria por vir: durante a turnê do álbum nos EUA, seu filho Karac morreu de uma misteriosa doença respiratória.
Nos fins de 1976, sai finalmente o filme The Song Remains the Same e a sua banda sonora. Embora a gravação do concerto datasse de 1973, este seria o único documento filmado do grupo durante os 20 seguintes. O álbum do filme tinha músicas que não constavam no filme e outras que existiam no filme, não vinham no álbum. Este álbum seria a único ao vivo oficial disponível, até à edição de BBC Sessions em 1997.

DEPOIS DO FIM
Dois anos após a morte de John Bonham a banda editou Coda, uma colecção de músicas antigas, nunca antes editadas.
Em 13 de Julho de 1985, os Led Zeppelin reunem-se para o concerto Live Aid, com Tony Thompson e Phil Collins a substituírem John Bonham. Um ano depois Page, Plant e Jones voltam a reunir-se com Tony Thompson, com o intuito de voltarem a tocar como Led Zeppelin, mas um grave acidente de carro envolvendo Thompson, pôs fim a esta intenção. No entanto voltaram a reunir-se em 1988, desta vez com Jason Bonham no lugar que foi de seu pai, para o 40º aniversário da "Atlantic Records". Esta formação ainda voltou a tocar, no 21º aniversário da filha de Bonham, Cármen, e no casamento de Jason.
Page e Plant, sem Jones, voltaram a reunir-se em 1994 para um MTV unplugged intitulado "Unledded", o que os levou a mais uma digressão pelo mundo e à edição de dois álbuns.

VÍDEOS E LETRAS TRADUZIDAS
immigrant song
http://www.youtube.com/watch?v=RWB8jhxDmGI


LED ZEPPELIN - IMMIGRANT SONG (TRADUÇÃO) Lyrics


Artist/Song : Song Artist Tips!
Immigrant Song (tradução) Lyrics (Led Zeppelin)
Led Zeppelin - Immigrant Song (tradução) LyricsAhhhh, ahhhhhNós viemos da terra do gelo e da neveDo Sol da meia-noite onde as fontes quentes explodemO Martelo dos deuses vai guiar nossos barcos para novas terrasPara combater a horda, cantar e gritar: Valhalla, eu estou indoAvante nós vamos com remos surrandonosso único objetivo será a costa oesteAhhhh, ahhhhhNós viemos da terra do gelo e da neveDo Sol da meia-noite onde as fontes quentes explodemComo são macios seus campos, tão verdes, podem murmurar contosde matançaDe como nós acalmamos as ondas da guerra, nós somos seuscomandantesAvante nós vamos com remos surrandonosso único objetivo será a costa oesteEntão é melhor você parar e reconstruir suas ruínasPor paz e confiança pode-se ganhar o dia apesar de todas suasperdas.

heartbreaker
http://www.youtube.com/watch?v=nGUL8DD7pkE

Ei pessoal, vocês escutaram as notícias? Vocês sabem que Annie está de volta á cidade? Não demorará muito, apenas olhem e vejam Como o pessoal deposita seu dinheiro O seu estilo é novo Mas seu rosto é o mesmo como há muito tempo atrás Mas dos seus olhos, um sorriso diferente Do jeito que ninguém conhece Bem, se passaram dez anos ou talvez mais Desde que eu botei os olhos em você pela primeira vez Os melhores anos da minha vida já se foram Aqui estou eu sozinho e triste Algumas pessoas choram e outras morrem Pelos caminhos cruéis do amor Mas eu precisarei seguir adiante Junto com a graça do Senhor acima As pessoas falam por aí De como você me deixou Eu não me importo com o que as pessoas dizem Sei de onde vêm suas tolices Uma coisa eu tenho em mente Se você puder esclarecer, por favor faça É a maneira com que você me chama Pelo nome de outro sujeito Quando eu tento fazer amor com você Eu tento fazer amor mas não adianta nada Trabalho tanto, eu não conseguia relaxar Conseguir guardar algum um dinheiro Abuso do meu amor mil vezes Por mais que difícil, eu tentei Despedaçadora de corações, sua hora chegou Não consigo tirar sua maldade Vá embora, despedaçadora de corações.

D'yer maker

http://www.youtube.com/watch?v=eClZA5IHLUc

Led Zeppelin - D'yer Mak'er (Traduzida) LyricsOh oh oh oh oh oh Você não tem que ir oh oh oh oh oh Você não tem que ir oh oh oh oh oh Baby por favor não váAy ay ay ay ay ayTodas as lágrimas que eu chorei ay ay ay ay ay Todas as lágrimas que eu chorei ay ay ay ay ay Baby por favor não váQuando eu li a carta que você me escreveu, eu fiquei louco louco loucoQuando eu li as novidades que ela me trouxe, eu fiquei triste triste tristeMas eu ainda a amo, eu não posso deixa-la irEu te amo, ooh, baby eu te amo!Oh oh oh oh oh oh Cada vez que eu respiro oh oh oh oh oh Cada movimento que eu faço oh oh oh oh oh Baby por favor não váAy ay ay ay ay ayVocê machucou minha alma ay ay ay ay ay Você machucou minha alma ay ay ay ay ay Querida por favor não váQuando eu li a carta que você me mandou, eu fiquei louco louco loucoQuando eu li as novidades que ela me trouxe, eu fiquei triste triste tristeMas eu ainda a amo, eu não posso deixa-la irEu te amo, ooh, baby eu te amo!Oh oh oh oh oh oh Você não tem que ir oh oh oh oh oh Você não tem que ir oh oh oh oh oh Baby por favor não vá.

Nenhum comentário: