terça-feira, 11 de setembro de 2007

a origem do rock

É Rock n' Roll na veia
Rock and Roll (também escrito Rock n' Roll) é um gênero de música que emergiu e se definiu como estilo musical no sul dos Estados Unidos durante a década de 50, rapidamente se espalhando pelo resto do mundo. Evoluiu mais tarde para diversos sub-géneros no que hoje é definido simplesmente como "rock".
Atualmente, a palavra "rock and roll" tem diversos significados, seja para definir o rock tradicional ao estilo dos anos 50, ou para definir o rock surgido posteriormente, e até mesmo certas vertentes da música pop. Desde finais da década de 50 até atualmente,o rock é o estilo musical mais popular do mundo.
Os instrumentos mais comuns no rock'n'roll são a guitarra elétrica, o baixo, a bateria, e muitas vezes um piano ou teclado, embora no início, o principal instrumento tenha sido o saxofone, posteriormente substituído pela guitarra no final dos anos 50.
O rock n' roll nasceu da mistura de 3 gêneros musicais distintos da música americana: blues, country e jazz.
Estilos de Rock:
Rockabilly: Conhecido como country-soul, foi o estilo de rock de Carl Perkins, Gene Vincent, Eddie Cochran, Johnny Burnette e Dorsey Burnette.
Country rock: é conhecido também como o lado “caipira” do rock. É bem parecido com o Rockabilly, e as suas maiores estrelas foram Bill Halley, Jerry Lee Lewis, Johnny Cash e Bob Luman.
High-School rock: Um estilo de rock racista. Este veio para substituir a música negra.
Classic rock: Esse tipo de rock é uma mistura de vários outros tipos de músicas sejam elas rock n' roll ou não. Os seus maiores representantes foram Chuck Berry, Elvis Presley e Bo Diddley.
Northern Band Rock'n'roll: Espécie de versão com guitarra das big bands de Kansas. O maior nome do estilo era Bill Haley.
New Orleans Dance Blues: Género em que predominavam baladas, tendo o piano como instrumento principal. Little Richard e Fats Domino destacaram-se.
Memphis Country Rock: Conhecido também como Rockabilly, era basicamente música caipira "branca", tocada com guitarra eléctrica. A gravadora Sun, que descobriu Elvis era a principal desse tipo.
Chicago R&B (rhythm and blues): É basicamente uma versão negra do rockabilly, que tinha Chuck Berry e Bo Diddley como mestres.
Grupos Vocais Sem instrumentos, podem ser comparados às "boys bands" de atualmente. Eram bandas em que era usado somente a voz, sem instrumentos. Frankie Lymon and the Teenagers era o grande sucesso da época.

No final da década de 60 houve um retorno a um rock mais direto e primitivo, como uma resposta daqueles que não gostavam da psicodelia, sendo que como resultado a psicodelia sumiu, deixando somente o seu "filho": o rock progressivo.
Hard rock: O estilo que marcou esta década combinava perfeitamente a modernidade do alcançada com o rock e o clássico, além de estilos como blues e jazz. As bandas conhecidas como a tríade que deram início ao movimento foram: Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple (para cujo estilo foi cunhado o termo heavy metal, para fins de definição), mas nomes como Aerosmith, KISS, Queen, Rainbow, Whitesnake, Grand Funk Railroad, Blue Cheer, Scorpions, AC/DC e Van Halen também acompanharam o estilo. O Hard Rock se tornou tão popular que suas características acabaram se tornando o conceito de Rock para a maioria, o que posteriormente gerou muita confusão ao criar o Heavy Metal.
Glam rock: Rock com purpurina e salto alto, os nomes mais conhecidos internacionalmente são: New York Dolls, Gary Glitter, T.Rex, David Bowie, Roxy Music, Slade, Heart etc. No Brasil o grande representante do Glam Rock foi o grupo Secos & Molhados, que surgiu nos anos 70.

Ramones em concerto.
Punk rock: O punk rock foi o estilo que surgiu no final dos anos 70, quando o rock estava sofrendo um momento de impopularidade e as apresentações ao vivo não estavam fazendo muito sucesso. Pregava o jeito "eu não sei tocar mas vou aprender ao vivo mesmo" de fazer música, em direta oposição ao som extremamente esmerado do progressivo. Defendia a rebeldia e de certa forma herdou do rock a crítica social. Como principais nomes podem ser citados: Iggy Pop & The Stooges (os primeiros a delinear a sonoridade punk, ainda no final da década de 60),The Troggs, Sex Pistols, The Clash, Television, Ramones, entre outros.
[editar] Década de 90: Grunge
Essa sem dúvida, foi a década do Hard Rock liderada pela banda Guns N'Roses com o lançamento dos álbuns Use Your Illusion I e Use Your Illusion II em 17 de Setembro de 1991. O fato marcante após o lançamento, eram os estoques nas lojas que não duravam nem 24 horas. Mais 30 milhões de cópias colocaram os dois álbuns como os mais vendidos do mundo até hoje. Músicas como November Rain, Don't Cry, Knockin' On Heaven's Door, Estranged e várias outras são tocadas com grande freqüência nas rádios atualmente.
Britpop: algumas bandas inglesas, que por possuírem uma estética similar, embora sem representar um movimento unitário, costumam ser denominadas britpop. Entram nesta denominação grupos pop como Blur e Oasis assim como grupos menos comerciais como Pulp, Suede, The Stone Roses e Supergrass.
Grunge: O Grunge não é estilo musical, mas sim é o termo designado às bandas de Seattle, cada uma pode se enquadrar em um estilo musical diferente, porém , todas advém da mesma cena musical. O grunge tem um cuidado menor na polidez do som (daí o nome do estilo: grunge é um adjetivo em inglês que tem um significado próximo a "sujo") e letras relacionadas com depressão e angustia. Grandes nomes desse estilo foram: Nirvana, Pearl Jam, Alice in Chains, Soundgarden, Stone Temple Pilots, Screaming Trees e Mudhoney. O Foo Fighters, embora originado deste movimento, demonstra uma maior polidez em sua sonoridade, não sendo portanto comumente categorizado como grunge. O grunge acabou em meados de 90, com a morte de Kurt Cobain, depois disso, novas bandas surgiram com sonoridade semelhante a essas bandas, são chamas de Pos-Grunge.
Riot grrrl: A grosso modo, uma versão feminina do grunge, porém com letras que deixam transparecer o ativismo pela causa feminista. Suas representantes incluem L7, The Donnas, Bikini Kill, Babes in Toyland e Bratmobile.
Neo-Psicodelismo: os ideais de paz e amor são retomados, mas sem a ingenuidade dos anos 60. Exemplo de bandas: U2 (oriundo do movimento pós-punk do início da década de 80), R.E.M., Smashing Pumpkins, Cake, entre outros.
Funk metal: Inspirado no balanço “funky” misturado a outras vertentes como o "Heavy Metal", o funk metal tomou forma nos anos 90, principalmente por causa de: Red Hot Chili Peppers, Faith No More, Rage Against the Machine, Beastie Boys, Suicidal Tendencies, Jane's Addiction, Living Colour e Primus.
Prog Metal: Aliando o peso do heavy metal à psicodelia do rock progressivo, algumas bandas deste estilo fazem de seus membros referências para os entusiastas do heavy metal e, em alguns casos, do rock de uma forma geral. O exemplo mais proeminente é o Dream Theater, cujos integrantes são cultuados por seu talento (como o guitarrista John Petrucci, o tecladista Jordan Rudess e o baterista Mike Portnoy). Outros exemplos de bandas neste estilo incluem, Savatage, Evergrey, Symphony X e Nevermore.
Indie-Rock: Bandas de garagem que participam do circuito "independente", fora do mainstream, como Radiohead, Pixies, The Strokes, White Stripes, Coldplay, Travis e Belle & Sebastian, além de algumas bandas britpop.
Post rock: é um estilo de rock oriundo do início dos anos 90, quando algumas bandas iniciaram uma ousada proposta de unir elementos do rock alternativo com o rock progressivo. Slint foi considerada a banda precursora do estilo, seguido também por Coheed and Cambria.
New metal: Também conhecido como nu-metal, é caracterizado por bandas que misturam outros estilos musicais em suas composição, notadamente rap ou música eletrônica. Por conta disso, é ignorado pelos entusiastas puristas de heavy metal. Bandas deste estilo incluem Slipknot, Korn, Static-x, Limp Bizkit, Linkin Park, Adema e Deftones. Alguns atribuem a origem do estilo ao funk metal, enquanto outros remetem à sonoridade adotada pelo Pantera a partir do seu quinto disco, Cowboys From Hell (91).

Nenhum comentário: