terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Slash

Saul Hudson (Stoke-on-Trent, Inglaterra, 23 de Julho de 1965), mais conhecido como Slash, é um dos mais notáveis guitarristas em atuação e considerável na história do rock. Tornou-se conhecido graças ao seu trabalho no Guns N' Roses. Porém, já tocou também em sua própria banda, a Slash's Snakepit, e atualmente integra o Velvet Revolver, com os ex-companheiros do Guns N'Roses Duff McKagan e Matt Sorum. Sua guitarra preferida é a Gibson Les Paul.
Possui entre suas marcas registradas cobrir seu rosto com a longa cabeleira, usar cartola e utilizar a escala pentatônica em suas músicas, influência do Blues.
Biografia
Saul Hudson nasceu em Stoke-on-Trent, Inglaterra em 23 de Julho de 1965, filho de dois artistas, pai inglês (judeu) e mãe afro-descendente estadunidense. Se mudou para Los Angeles, Califórnia, EUA aos 11 anos. Aos 13 sua avó deu sua primeira guitarra, o que resultou em uma queda em seu rendimento escolar. Assim, saiu da escola e formou o Road Crew com o colega e baterista Steven Adler.
Após conhecer o guitarrista Izzy Stradlin, conheceu Axl Rose. Quando Tracii Guns (primeiro guitarrista solo) abandonou a banda junto com Robert Gardner (primeiro baterista) Axl precisava de um guitarrista e um baterista, Slash e Steven foram voluntários e se juntaram(alguns dizem que slash havia visto um show de Axl e pedido para entrar na banda antes mas lhe foi negado devido o seu estilo). Suas influências musicais são: Led Zeppelin, Eric Clapton, Rolling Stones, Aerosmith, Jimi Hendrix, Jeff Beck, Neil Young, Iggy Pop. Muitas pessoas afirmam a incrível semelhança que ele consegue ter com Jimmy Page (guitarrista do Led Zeppelin), e com Joe Perry (guitarrista do Aerosmith), das influências citadas, estas com certeza são as mais evidentes. Slash já declarou ter grande admiração especialmente pelas bandas: "Led Zeppelin", "Rolling Stones" , "Pink Floyd" e "Aerosmith"
Slash era grande viciado em heroína e cocaína. Também era acostumado a tomar quase uma garrafa de Jack Daniel's (whisky) por dia. Durante uma overdose em um hotel, seu pulso parou e só o ressucitaram injetando adrenalina. Teve que escolher entre a heroína e o Guns N' Roses, escolheu a banda.
Saiu do Guns N' Roses em 1996, alegando discussões com Axl Rose sobre novo álbum da banda. Este parecia ter sido o momento crítico. Slash já tivera problemas com a banda em outras vezes, como por exemplo na gravação da música "Sympathy For The Devil" (Rolling Stones - Jagger/Richards) gravada para o filme "Entrevista com o Vampiro", onde seus solos não foram incluidos na mixagem final. Slash foi fundamental na identidade da banda, resgatando solos do passado, buscando influências dos guitarristas que ajudaram muito ao surgimento do rock, sempre fazendo covers e boas apresentações ao vivo. Apesar do líder do Guns N' Roses sempre ter sido Axl, Slash sempre foi lembrado e com certeza é tão famoso ou mais que Rose. Seu estilo será sempre lembrado pelos fãs, desde a inesquecível cartola até os seus belíssimos solos.
No Velvet Revolver, tem feito bem seu trabalho. E tem tido destaque entre as demais bandas. Em sua primeira gravação com o Velvet Revolver fez uma introdução sensacional, em um cover de "Money" (Pink Floyd). Misturando blues, rock, entre outros, Slash conseguiu criar um estilo próprio.
Recentemente, Slash foi escolhido como o 4° melhor guitarrista de todos os tempos mas para alguns ainda é considerado o melhor (lugar esse que ficou novamente para Jimi Hendrix).
Com o Velvet Revolver abriu o show do aerosmith no dia 12 de Abril num show no Murumbi em São Paulo, Brasil, que foi o primeiro da banda nesse país.
Recentemente foi lançada a sua biografia, contando diversas histórias, principalmente na época do Guns, abordando também a época que era viciado em drogas.
Curiosidades
O solo de "November Rain" é considerado por muitos o melhor do Guns N' Roses, bem como um dos melhores da história do rock. Uma vez Axl Rose declarou em uma entrevista que Slash não gosta desta música, o que causou espanto em alguns fãs da banda.
Em uma entrevista para a Rolling Stone, Zakk Wylde disse que o Slash estava entre os três melhores guitarristas de todos os tempos.
Slash e Duff McKagan, seu amigo e companheiro de banda, foram bêbados receber o prêmio do MTV American Music Awards no qual causaram constragimento ao falarem vários palavrões. Após esse episódio, as cerimônias do MTV American Music Awards passaram a ser gravadas, e não mais ao vivo.
No caminho para o primeiro show na Inglaterra, em pleno vôo Los Angeles-Londres Slash, bêbado, cochilou e acabou pondo fogo no banco do avião.
Antes de tocar no Guns N' Roses, Slash já havia trabalhado como entregador de jornais, lavava pratos e fazia bicos como desenhista (o logo do Guns, a caveira, foi desenhado por ele).
Slash adora répteis e gatos. Ele tem inúmeras cobras. Como ele as deixa procriarem, o número sempre varia. Ele já teve cães, mas acha que gatos tem muito mais o espírito dele: independentes e livres. Suas cobras mais famosas são Clyde e Cranston ("Slash's snakes from hell").
Em sua passagem por São Paulo em 1992, Slash passou também pelo Instituto Butantã, onde visitou o serpentário e tirou veneno de cobras.Slash teve sua casa destruída em um terremoto.
Em 1995, Slash foi votado como um dos 10 homens mais sexys do mundo do rock pela revista americana Playgirl.
Vídeos
Slash num solo dos Guns n' roses:
Slash num tributo para Jimi Hendrix:
Slash no trailer do Guitar Hero 3:
Site oficial
Se você sabe ler inglês acesse:

Nenhum comentário: